Como preparar um biberão

Alimentação do recém-nascido em biberão

A preparação de um biberão para o seu bebé parece simples e é, mas requer regras e directrizes de higiene rigorosas que os pais devem seguir. Com um sistema imunitário ainda imaturo e um corpo em rápido crescimento, os bebés precisam de biberões com as quantidades certas de nutrientes e nas melhores condições higiénicas. Estes 7 passos podem ajudá-lo a obter o biberão certo para o seu recém-nascido.

Como preparar o biberão do recém-nascido

Verificar a data no biberão
Deitar fora o biberão se a validade tiver expirado ou tiver ultrapassado a data de consumo recomendada. Verificar também se a embalagem ou recipiente está bem fechado e sem danos. Se notar qualquer anomalia suspeita, deite fora esse pacote.

Lave as suas mãos
É uma medida de higiene obrigatória para evitar a transmissão de infecções ao bebé. Antes de começar a manusear o biberão, lave bem as suas mãos com água e sabão, incluindo as unhas e os espaços entre os dedos.

Preparar os utensílios para a preparação do biberão
Esterilizar biberões, tetinas e outros componentes antes da primeira utilização. Para o fazer, coloque o biberão e outros utensílios numa panela suficientemente grande e cubra-os completamente com água. Deixe ferver durante 5 minutos. Remova todos os artigos para uma toalha limpa e deixe-os escorrer. Após esta primeira esterilização e a primeira utilização do biberão, pode-se lavar tudo normalmente com água da torneira e sabão (sempre deixando-o a escorrer, sem usar panos para o secar). Uma medida para evitar a formação de fungos nas tetinas: enxaguá-las de vez em quando em água com vinagre (50%) após a lavagem e deixá-las secar.

Medir bem a quantidade de leite
Siga sempre as instruções na embalagem do biberão e as quantidades indicadas pelo pediatra do seu bebé. Se for leite em pó, utilize apenas o medidor que vem na embalagem, raspando o pó com uma faca e não o esmagando (nunca exceder ou reduzir as quantidades recomendadas pelo seu pediatra).

Acrescentar água suficiente ao biberão
Siga as instruções na embalagem ou recipiente (não mais) para a quantidade de leite recomendada pelo seu pediatra. Se utilizar água da torneira, utilize água fria. Deixe-a correr durante algum tempo, leve a quantidade necessária numa panela e aqueça-a à temperatura certa. Se tiver duvidas quanto a qualidade da água, deixe-a ferver durante 2 minutos e deixe-a arrefecer até à temperatura desejada.

Sacudir bem o biberão para que não haja grumos no leite. Lembre-se que a água demasiado fluoretada pode ser prejudicial para o seu bebé se for utilizada continuamente. Assim, se utiliza sempre água da torneira para um biberão, informe-se sobre os níveis de flúor na água local e depois consulte o seu pediatra sobre a mudança para água engarrafada (lembre-se, água da torneira a ferver aumentará ainda mais os níveis de flúor).

Verificar a temperatura do leite
Há bebés que preferem que o seu leite esteja à temperatura ambiente e outros que preferem que esteja mais quente. Qualquer uma das opções é perfeita. Se utilizar água engarrafada, pode aquecer o biberão colocando-a durante alguns minutos num recipiente com água quente mas não a ferver (deixando de fora a tetina). Também se pode aquecer por baixo da torneira de água quente. Lembre-se de que tem de agitar bem o biberão com a mistura antes de o aquecer.

Antes de começar a dar o biberão ao seu filho, verifique a temperatura, deixando cair algumas gotas de leite no pulso ou na mão. Deve ser quente (mais ou menos a temperatura da saliva): nunca quente. Nunca aqueça o biberão no micro-ondas: pode não aquecer uniformemente e criar áreas muito quentes que podem queimar a boca do seu bebé.
Quando o bebé tiver terminado de sugar, deite fora qualquer resto de leite: não o guarde para a próxima mamada.

Guardar o leite e os biberões
Armazenar sempre o leite à temperatura indicada na embalagem ou recipiente. Evitar armários ou locais húmidos. Fechar bem a embalagem ou recipiente depois de aberto. Nunca congele um biberão preparado. Manter a comida do bebé em locais seguros, com o mínimo risco de contaminação.

Related Posts

Exit mobile version