Amigdalite, uma doença comum em bebés

Causas e sintomas das doenças das crianças.

A amigdalite é uma inflamação das amígdalas, ou massas de tecido carnudas em ambos os lados da parte de trás da garganta. É uma condição muito comum em bebés e crianças. Em princípio não é perigoso, mas é importante conhecer os seus sintomas e causas a fim de o prevenir, ou pelo menos para aliviar as suas consequências. Em qualquer caso, lembrem-se que é importante vacinar a criança e levá-la ao pediatra se os sintomas não se atenuarem.

O papel das amígdalas é ajudar a combater os germes que entram no corpo através da boca. Devido à sua localização estratégica na junção das vias respiratórias e digestivas, a inflamação das amígdalas é comum, especialmente em crianças pequenas que estão a ser confrontadas pela primeira vez com microrganismos contra os quais ainda não desenvolveram defesas.

De facto, uma garganta inflamada é o “primeiro passo” dado por alguns vírus que mais tarde afectam outros órgãos e produzem outras complicações mais graves, tais como gastroenterite, laringite, bronquite, etc.

Causas da amigdalite
A infecção pode ser causada por vírus (90% dos casos) ou bactérias (10%). Esta diferenciação é muito importante para a aplicação do tratamento médico adequado.

Sintomas de amígdalas
Se for causado por bactérias:
– Normalmente afecta crianças a partir dos 3 anos de idade.
– Provoca muita dor ao engolir.
– Gera febre muito alta
– Os gânglios do pescoço incham e doem
– A criança queixa-se de dor de cabeça e dor de barriga.
– A garganta parece muito vermelha, com manchas brancas ou manchas vermelhas escuras no palato.

Se for causado por um vírus:
– A garganta parece vermelha com placas, em alguns casos.
– Não é tão doloroso ao engolir.
– Os gânglios estão pouco inchados.
– A febre não é normalmente tão elevada.
– Geralmente envolve muco, uma constipação, tosse, conjuntivite ou diarreia.

Tratamento da Amígdalite
O tratamento médico da amigdalite depende de ser causado por um vírus ou por bactéria do tipo estreptococo do Grupo A. Muitas vezes, o pediatra é capaz de distinguir a diferença através da inspecção as amígdalas. Pode-se detectar a presença de bactérias através de uma rápida colheita de secreções faríngeas.

Se a amigdalite for de origem viral, o próprio corpo irá combater a infecção, sem necessidade de medicação. Se for de origem bacteriana, os antibióticos são indicados.

Se uma criança tem episódios muito frequentes de amigdalite (mais de cinco a sete vezes num ano) ou tem infecções recorrentes ao longo de vários anos, o pediatra pode considerar uma amigdalectomia (operação para remover as amígdalas).

Alívio para o seu bebé
Para aliviar a dor de garganta associada à amigdalite, podem ser utilizados vários remédios caseiros: para os maiores de 4 anos, doces duros e sem açúcar; para crianças com 6 anos ou mais, gargarejar com bicarbonato de sódio dissolvido em água quente (meia colher de chá num copo) pode ser útil.

Como prevenir a amigdalite
As infecções da garganta podem ser prevenidas alimentando as crianças com uma dieta adequada, que fornece os substratos necessários para formar as células que nos defendem contra a infecção. As dietas ricas em vitamina B12, encontradas em ovos, peixe, carne e produtos lácteos, e vitamina C, encontrada em frutas e vegetais, são básicas para um bom funcionamento do sistema imunitário. É também importante praticar bons hábitos de higiene e evitar que a criança se aproxime de outras crianças infectadas ou pessoas que tenham dores de garganta.

Artigo anterior
Próximo artigo

Related Posts

Exit mobile version