5 Coisas que não sabia sobre a pele do seu bebé recém-nascido

Com tanto em que pensar como nova mãe , cuidar da pele do seu recém-nascido é mais uma coisa a pensar e pode ser complicado saber exactamente o que fazer. Aqui estão cinco coisas importantes que deve saber sobre a pele do seu recém-nascido e as coisas que pode fazer para o manter saudável.

1. A PELE DE UM RECÉM-NASCIDO PROTEGE-O DE VÁRIAS MANEIRAS
A pele do seu bebé recém-nascido desempenha um papel importante na manutenção da sua saúde. A pele age como uma barreira contra o mundo exterior, protegendo o seu bebé de coisas nocivas como calor e frio, bactérias e outros germes que podem causar condições de pele do recém-nascido. A pele também ajuda a regular a temperatura interna do seu bebé e a prevenir a desidratação, e permite ao seu bebé experimentar o toque e outras sensações tais como calor, frio e pressão.

2. A PELE DO RECÉM-NASCIDO É MUITO MAIS FINA DO QUE A PELE DO ADULTO
O desenvolvimento da pele começa no útero, mas não termina até pelo menos um ano após o nascimento. A barreira cutânea do seu bebé pode ser 30% mais fina do que a sua, sendo a parte mais fina no rosto do seu pequeno, e é mais propensa à irritação. Portanto, quaisquer produtos de limpeza e hidratação que escolher para o seu bebé devem ser suaves e desenvolvidos especialmente para evitar o enfraquecimento da delicada barreira cutânea do bebé.

3. A ÁGUA POR SI SÓ NÃO PODE REMOVER TUDO
Lavar a pele dos bebés apenas com água pode remover alguma sujidade, mas não pode remover substâncias que não se dissolvem na água. Se deixadas na pele, estas substâncias podem causar desconforto e irritação. O banho é melhor do que a lavagem para a limpeza da pele dos bebés. A sua parteira mostrar-lhe-á como dar banho ao seu bebé e aconselhá-lo-á sobre quando deve tomar banho antes de o cordão umbilical ter caído. Depois disso, até que o seu bebé seja autónomo, recomenda-se que lhe dê banho 2-3 vezes/semana.

4. PELE SECA DO RECÉM-NASCIDO
Quando estão no útero, os bebés estão rodeados de líquido. Quando nascem, a sua pele deve adaptar-se a um ambiente mais seco. A pele do recém-nascido absorve água e perde água mais rapidamente do que a sua, e não contém os hidratantes naturais presentes na pele adulta. A pele do recém-nascido pode, portanto, ser muito seca. Para impedir que o seu recém-nascido tenha pele seca, é importante que a pele seja devidamente hidratada. Por conseguinte, certifique-se de manter a sua pele hidratada para ajudar a proteger contra a pele seca do recém-nascido.

5. O CONTACTO PELE COM PELE É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DOS BEBÉS
O contacto com o seu bebé, através do banho ou da aplicação de um hidratante, faz mais do que ajudar a manter a sua pele saudável. Estudos demonstraram que o toque e a massagem de rotina podem levar a um melhor desenvolvimento físico, mental, emocional e social. Foi demonstrado que o toque e a massagem de rotina melhoram a comunicação dos bebés, incluindo o contacto com os olhos, o sorriso e a emissão de sons. Isto é particularmente importante para bebés pré-termo, uma vez que pode melhorar o desempenho cognitivo, levando a uma maior atenção e atenção, e a um aumento da actividade física.

Related Posts

Exit mobile version