Porque devo ler para o meu bebé?

Pode perguntar-se quais são os benefícios da leitura para um bebé. O bebé não vai compreender tudo o que faz, ou porque o faz.

Mas ler em voz alta para o seu filho é uma maravilhosa actividade partilhada que pode continuar durante anos, e é um encorajamento importante.

Ler em voz alta:
-ensina o bebé a comunicar
-introduz conceitos tais como números, letras, cores e formas de uma forma divertida
-desenvolve competências de escuta, memória e vocabulário
-dá aos bebés informações sobre o mundo à sua volta

Acredite ou não, quando os bebés têm um ano de idade já aprenderam todos os sons necessários para falar a sua língua materna. Quanto mais histórias ler para o seu bebé, mais palavras lhe serão expostas e mais fácil será para ela falar.

Ouvir as palavras ajuda a formar uma grande rede de palavras no cérebro do bebé. Aos dois anos de idade, as crianças cujos pais falam ou lêem para eles com frequência sabem muitas vezes mais palavras do que as crianças a quem não lhes foi lido. As crianças a quem lhes leem, nos primeiros anos são mais propensas a aprender a ler na altura certa.

Quando lê, o seu filho ouve como utiliza diferentes emoções e sons para se expressar, o que promove o desenvolvimento emocional e social da criança. A leitura também convida o seu filho a olhar, apontar, tocar e responder a perguntas, o que promove o desenvolvimento social e a capacidade de raciocínio. E o seu bebé melhora os conhecimentos linguísticos imitando sons, reconhecendo imagens e aprendendo palavras.

Mas a razão mais importante para ler em voz alta ao seu filho é fazer uma ligação entre as coisas que o seu bebé mais quer: a sua voz (e estar perto de si) e os livros. Passar tempo a ler para o seu bebé mostra que a leitura é uma habilidade que vale a pena aprender. E se aos bebés e crianças lhes for lido com alegria e entusiasmo criando um laço especial, começam a associar livros à felicidade e o amor pela leitura começa a desenvolver-se.

Idades diferentes, fases diferentes
Os bebés mais jovens podem não compreender o significado das imagens num livro, mas podem concentrar-se nelas, especialmente em rostos, cores brilhantes e padrões contrastantes. Pode entreter ou acalmar um bebé cantando canções de embalar.

Entre os 4 e os 6 meses, o seu bebé pode mostrar mais interesse nos livros. O seu bebé tentará agarrar o livro com as mãos mas também quererá morder, chupar e atirá-lo. Escolha livros de plástico ou tecido que tenham cores brilhantes e texto repetido ou que rime.

Entre os 6 e os 12 meses, o seu filho começa a compreender que as imagens representam objectos reais, e muito provavelmente mostrará uma preferência por certas imagens, páginas, ou mesmo histórias. O seu bebé reagirá enquanto lê, tentando agarrar o livro e fazendo sons; e aos 12 meses ele será capaz de virar as páginas (com a sua ajuda), apontar objectos na página e repetindo os seus sons.

Quando e como ler
O bom da leitura em voz alta é que não precisa de uma habilidade especial ou de um dispositivo especial; apenas você e alguns livros. Ler alguns minutos de cada vez, mas ler frequentemente. Não se preocupe com a leitura de livros inteiros; concentre-se nas páginas de que você e o seu bebé gostam.

Tente reservar uma hora do dia para ler, talvez antes da hora da sesta ou da cama. Isto não só lhe permitirá mimar o seu filho antes de dormir, como também facilitará a sua vida, estabelecendo uma rotina. Isto ajudará a acalmar o seu bebé e a estabelecer expectativas quando chegar a hora de ir para a cama.

Também é bom ler em outras alturas do dia. Escolha os momentos em que o seu bebé está seco, alimentado e alerta. Os livros são também uma boa escolha quando ela está em algum lugar à espera. Portanto, é uma boa ideia trazer alguns livros no seu saco das fraldas, que pode usar quando tiver de esperar no consultório do médico ou na fila da mercearia.

Aqui estão algumas outras dicas de leitura:

Abraçar o seu filho enquanto lê ajuda o seu bebé a sentir-se seguro, quente e ligado a si.
Leia de forma expressiva, variando o tom da sua voz conforme apropriado ou utilizando vozes diferentes com cada personagem da história.
Pare de vez em quando, faça perguntas ou faça comentários sobre o texto ou imagens. (“Onde está a gatinha? Ali está ela! Que gatinha preta tão gira!”) O seu filho pode ainda não conseguir responder, mas isto lança as bases para que o possa fazer mais tarde.
Cante canções de embalar, faça sons de animais engraçados, ou faça o seu filho saltar do seu colo – qualquer coisa que mostre que a leitura é divertida.
Os bebés adoram (e aprendem com) a repetição. Portanto, não se preocupe se ler o mesmo livro uma e outra vez. Quando o fizer, dê sempre a mesma ênfase, tal como daria a uma canção conhecida.
À medida que o seu bebé cresce, encoraje o seu filho a tocar no livro ou a segurar os livros que são feitos de plástico, tecido ou cartão. Não encoraje o seu filho a pôr o livro na boca para o morder, mas ao fazê-lo o seu filho está a aprender algo sobre eles: que gosto tem, o que sente com o toque e ainda descobre que não são comestíveis!

Related Posts

Exit mobile version